quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Os economistas



Os pensadores iluministas que se ocuparam de questões econômicas deram origem a duas grandes correntes de pensamento. A primeira delas foi a fisiocracia, que obteve grande circulação nos fins do século XVIII. A fisiocracia foi responsável pela crítica ao vigente sistema econômico mercantilista. Segundo suas idéias, o pensamento fisiocrata criticava a lógica de exploração e acúmulo de metais preciosos defendida pelo mercantilismo. De acordo com a fisiocracia, as práticas mercantilistas não promoveriam o desenvolvimento das riquezas de uma nação. A única real fonte de riqueza estaria vinculada à terra. As demais atividades econômicas (a manufatura e comércio) seriam mera conseqüência da riqueza produzida das atividades agrícolas.
Os principais economistas
Adam Smith, discípulo de Vincent de Gournay, sistematizou as primeiras premissas do liberalismo econômico. Considerado um dos fundadores das ciências econômicas, Smith considerou na obra “A riqueza das nações” que por sinal foi a sua principal obra, que o trabalho era o fruto de toda a riqueza de uma sociedade. Por meio da intervenção do homem a prosperidade seria alcançada. Defensor do direito de propriedade, esse pensador ainda acreditava que a economia era naturalmente guiada por leis próprias e, por isso, não deveria sofrer maiores intervenções do Estado e teve como idéia principal: O trabalho aliado ao capital é o fator determinante da riqueza. Smith colocou o liberalismo econômico como uma das mais pujantes correntes do pensamento econômico até o início do século XX.

David Ricardo 

Obra principal: Princípios de Economia política tributária 
Idéia principal: O custo da produção determina o valor dos bens. Assim há uma aproximação entre o trabalho e o valor. Considerava o trabalho a fonte de todo o valor.


François Quesnay.

Obra principal: “Tableau Économique”. 
Idéia principal: Oposição ao mercantilismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário